---

Bachelor's theses

We would like to present some of the Polish Studies bachelor`s theses.

STANISŁAW IGNACY WITKIEWICZ: BREVE INCURSÃO POR UMA OBRA PLURAL

Claudia Regina Kuroski

O presente trabalho de conclusão de curso propõe uma breve incursão pela obra do multiartista polonês Stanisław Ignacy Witkiewicz (também conhecido pelo pseudônimo Witkacy). Apresentamos sinteticamente sua biografia e sua produção e, em seguida, em caráter introdutório, nos debruçamos sobre sua teorização sobre a forma pura no teatro, para então passar ao exame de uma peça escolhida de sua dramaturgia. Discutindo as concepções teatrais do autor, embasamos nosso estudo em pesquisadores como Janusz Degler, Marvin Carlson e Hans-Thies Lehmann, entre outros. E para nossa análise de A mãe – lida em tradução de José Palla e Carmo para o português de Portugal –, buscamos parâmetros em Jean-Pierre Ryngaert. Também são feitas rápidas considerações sobre a fortuna cênica de Witkacy, sobretudo da obra A mãe.
Palavras-chave: Witkacy: vida e obra; teoria da forma pura no teatro; A mãe: leitura e interpretação.

---

A memória e o trauma na poesia de testemunho da shoah: uma análise de quatro poemas de Jerzy Ficowski

Deborah Knapik

O propósito desse Trabalho de Conclusão de Curso é o de apresentar a importância da literatura de testemunho polonesa produzida por um dos autores representantes da memória judaica. Jerzy Ficowski (1924–2006) é um escritor polonês que, em sua obra, apresenta a Shoah, ou Holocausto, que foi um acontecimento que deixou marcas densas e repletas de sofrimento na história da humanidade. A lembrança desse evento é carregada de traumas e, muitas vezes, é esquecida ou reprimida pelo silêncio, entretanto, ela pode encontrar a sua voz por meio da literatura de testemunho, como uma forma, ainda que limitada, de honrar a memória das vítimas e de lutar contra o esquecimento. Ao explorar a literatura de testemunho, tem-se por objetivo perceber o eco de seus desdobramentos para a memória, identidade e cultura judaicas. Esse estudo busca explorar os limites e as perspectivas da literatura que testemunha os eventos dessa catástrofe, por meio da leitura de quatro poemas. Os versos, traduzidos por Piotr Kilanowski e extraídos do livro “A leitura das cinzas (Odczytanie popiołów)” de Jerzy Ficowski são apresentados e parcialmente analisados neste trabalho com especial enfoque para temas do testemunho e do trauma. Os poemas serão analisados a partir de uma perspectiva literária, histórica e cultural e suas análises visam a promover a literatura polonesa a partir das reflexões referentes à memória e da literatura de testemunho.
Palavras-chave: literatura de testemunho; literatura polonesa; literatura da Shoah; Jerzy Ficowski;

---

“Não serei escrava de nenhum amor”: relações amorosas e a liberdade da mulher em poemas de Anna Świrszczyńska

Milena Woitovicz Cardoso

A presente monografia visa analisar se as relações amorosas influenciam a liberdade da mulher, através da interpretação dos seguintes poemas da poeta polonesa Anna Świrszczyńska (Varsóvia, 7 de fevereiro de 1909 – Cracóvia, 30 de setembro de 1984): “Muszę to zrobić” (“Preciso fazer isso”), “Z dna oceanu” (“Do fundo do oceano”), “Gdy budzimy się rano” (“Quando acordamos pela manhã”), “Odwaga” (“Coragem”), “Żyje godzinę dłużej” (“Vive por mais uma hora”), “Pierwsze spojrzenie” (“A primeira olhada”), “Ona i ja" (“Ela e eu”) e “Macierzyństwo” (“Maternidade”) que foram traduzidos para o português por Piotr Kilanowski, sendo que a maioria ainda não foi publicada. A escolha dessas obras se justifica por todos terem eu-lírico feminino e em 1a pessoa, trazerem diferentes tipos de relações amorosas e apresentarem a perspectiva feminina. Esses eu-líricos refletem e se permitem decidir serem subordinadas dentro da relação de acordo com sua vivência, diante do que é possível afirmar que a mulher dispõe de liberdade enquanto está numa relação amorosa. Para tanto, a presente monografia é constituída de 2 capítulos, além de introdução e conclusão. No primeiro capítulo é apresentada a biografia da autora; no segundo são trabalhados os conceitos de relações amorosas e liberdade. Esse capítulo possui duas subdivisões: uma para tratar da relação amorosa com o outro e outra que trata sobre as relações decorrentes da maternidade. Ao longo do trabalho, são citados vários poemas de Anna Świrszczyńska sendo alguns de seus trechos destacados e discutidos.
Palavras-chave: Anna Świrszczyńska. Poesia polonesa. Relações amorosas. Liberdade.

---

A dama e seu florilégio: Zofia Nałkowska, medaliony

sara adriana voltolini

O objetivo deste trabalho é apresentar uma das obras testemunhais mais importantes da Segunda Guerra Mundial: Medaliony, escrita pela dama da literatura polonesa: Zofia Nałkowska (1884-1954). Escritora de renome da prosa do século XX que através desta antologia de contos, com traduções em diversos idiomas, compõe o escopo fundamental da literatura de testemunho da Shoah. Tanto a autora quanto a obra estão estreando em língua portuguesa no Brasil oportunizando sua presença pessoal e sua produção literária mais que necessária em discussão. O trabalho se propõe a situar a literatura de testemunho polonesa, apresentar a autora focalizando seu momento durante o pós-guerra para discutir sua entrada na literatura de testemunho e como esta se caracterizou. Os oito contos que compõem a obra Medaliony são brevemente apresentados utilizando de tradução própria e única em português realizada da obra para este trabalho monográfico.
Palavras-chave: Zofia Nałkowska. Prosa polonesa do século XX. Shoah (Holocausto). Literatura traduzida.

---

Tradução da obra Origami de Julian Kornhauser

Jonathan Mendes Oliveira Caris

O presente trabalho tem por objetivo a tradução do livro Origami do poeta polonês Julian Kornhauser para o português do Brasil. Também realizar uma pesquisa histórico-biográfica sobre o autor, organizar uma narrativa biográfica e expor a dificuldade de levantar informações sobre o poeta. Somado a isso, o trabalho apresenta as dificuldades encontradas na tradução de alguns poemas, discute cada uma delas e justifica as soluções aplicadas. No geral, o trabalho buscou através do processo de tradução e da imersão nas estruturas e mecanismos que compõem o idioma, mais um meio de aprendizagem da língua polonesa.
Palavras-chave: Tradução; Polonês; Poesia; Julian Kornhauser; Origami;

---

O cotidiano nas montanhas Tatras nas histórias dos personagens de Na Skalnym Podhalu, de Kazimierz Przerwa-Tetmajer

Pedro Luiz Jakubiak

O presente trabalho busca realizar uma análise do cotidiano nas montanhas Tatras pela perspectiva da obra Na Skalnym Podhalu, de Kazimierz Przerwa-Tetmajer. O autor procurou imprimir a verdadeira alma do montanhês em sua obra expressa em seu próprio dialeto. Ela foi apresentada em uma série de quarenta contos reunidos em Na Skalnym Podhalu. Além disso, não deixamos de ter em conta um pouco do contexto histórico e do ambiente cultural em que estavam mergulhadas essas montanhas na região de Podhale, palco e fonte de inspiração para alguns poetas poloneses. Este trabalho também dá um importante destaque aos eventos que influenciaram o pensamento da época, intrinsecamente relacionados com os acontecimentos no universo cosmopolita da Europa do final do século XIX e início do século XX, principalmente com o movimento histórico-cultural de significativa importância para a Polônia, chamado Jovem Polônia. A pesquisa também propõe apresentar a singularidade da identidade cultural do montanhês representada por meio do trabalho, da arte, da sua relação com a natureza, das tradições, costumes, religiosidade e, especialmente, pelas vozes vindas do dialeto falado nessa região.
Palavras-chave: Podhale; góral; montanhês; Młoda Polska; Jovem Polônia; dialeto
de Podhale.

---

Bruno Schulz e a mitificação da realidade

Luiz Henrique Budant

O presente trabalho busca realizar uma análise da obra de Bruno Schulz sob a ótica da “mitificação da realidade”, conforme o construto é apresentado no ensaio Mityzacja Rzeczywistości (1936) [Mitificação da Realidade], e com base nos dados biográficos disponíveis na obra Regiony Wielkiej Herezji (2000) [Regiões da Grande Heresia], de Jerzy Ficowski. Além disso, buscamos discutir outros temas que entendemos possuir ligação com a “mitificação da realidade”.
Palavras-chave: mitificação da realidade; Bruno Schulz; Jerzy Ficowski; mito.

---

Traduzindo o camp de “Księga Ulicy” (“O Livro da Rua”), primeira parte do romance Lubiewo, de Michał Witkowski

Eneida Favre

Buscou-se neste trabalho, aprofundar nossos conhecimentos sobre homossexualismo, Estudos de Gênero, Teoria Queer, linguagem camp e literatura homoerótica, com o intuito de refletir sobre as implicações que esses temas de estudo apresentam na tarefa de traduzir “Księga Ulicy” (“O Livro da Rua”), primeira parte do romance Lubiewo de Michał Witkowski, publicado em 2005, na Polônia. Além disso, elencamos os problemas tradutórios específicos do excerto selecionado, discutindo as estratégias utilizadas e correlacionando-as, sempre que possível, com a teoria anteriormente revisada.
Palavras-chave: Estudos da Tradução, camp, Estudos de Gênero, Teoria Queer, literatura homoerótica, gay, queer, Michał Witkowski, Lubiewo.

---

The information contained on this site and all its pages is for educational, research and general information purposes.
---

Contact

Leave a message for our team.