---

Quem somos

Nossa história

O Centro de Estudos Poloneses (CEPOL) é um espaço de pesquisa e divulgação de culturas, literaturas e línguas da Polônia e seus descendentes. O Centro foi fundado em 2020 pelo professor do Curso de Letras Polonês Piotr Kilanowski, junto ao Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas, e teve seu lançamento remoto em 2021. A fundação do espaço foi possibilitada pela colaboração do Setor de Ciências Humanas e do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e pelo apoio financeiro do Ministério dos Assuntos Exteriores da República da Polônia. O espaço promove cursos de extensão, divulga pesquisas de docentes e discentes do Curso de Letras Polonês e conta com um espaço de pesquisa e didática munido de uma biblioteca especializada. Entre os projetos do CEPOL, estão: a digitalização dos arquivos históricos da comunidade de poloneses e seus descendentes no Brasil, um grupo de tradução colaborativa que tem entre seus membros docentes, discentes e egressos do Curso e um grupo de pesquisa dedicado ao estudo da literatura polonesa.s

Nossa equipe

Piotr Kilanowski

Coordenador

Piotr Kilanowski mora no Brasil desde 1990 e, desde 2009, é professor na UFPR. É fundador e coordenador do Centro de Estudos Poloneses. Estudou nas Universidades de Adam Mickiewicz (Poznań), de Brasília (UnB) e de Santa Catarina (UFSC) e atua na área de literatura polonesa. Também é tradutor, principalmente de poesia polonesa.

Alicja Goczyła Ferreira

Vice-coordenadora

Possui mestrado em Estudos Linguísticos pela UFPR. Desde 2014 é professora de Língua e Literatura Polonesa no curso de Letras Polonês na Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Nos anos 2006-2014 atuou como professora de língua polonesa no Centro de Línguas da UFPR. Pesquisa a história da imigração polonesa e o idioma polonês no Brasil. Atualmente é doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Luiz Henrique Budant

Membro

Luiz Henrique Budant é mestrando em letras, graduado em Letras-Polonês pela Universidade Federal do Paraná (2013), tendo atuado como professor substituto na mesma Instituição. No campo da literatura, sua pesquisa se concentra na literatura polonesa do entreguerras, com especial ênfase para a obra de Bruno Schulz, focalizando o conceito de linguagem desenvolvido tanto na produção literária do autor quanto em suas cartas e textos críticos publicados em periódicos poloneses daquele período. Também atua como tradutor.

Marcos Nogas

Membro

Curitibano, aspirante a polímata, perpétuo antifronemófobos, continuamente tentando ser melhor que no dia anterior.

Matheus Moreira Pena

Membro

Graduado pelo curso de letras polonês da UFPR. Atuou como professor do idioma polonês no projeto licenciar e no Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR. Tradutor do livro "Adeus, Maria e outros contos" de Tadeusz Borowski. Interessa-se por idiomas estrangeiros, tradutologia e linguística.

Milena Woitovicz Cardoso

Membro

Possui mestrado em Letras, na área de concentração Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (2024), onde se graduou em Letras Polonês (2022) e História (2011). Atuou como professora substituta na área de Polonês da mesma instituição (2023-2024). Suas pesquisas enfocam a literatura polonesa, principalmente a do século XX. Atua também como tradutora.

Sônia Eliane Niewiadomski

Membro

É professora na Universidade Federal do Paraná e doutoranda na área de Linguística na Universidade de São Paulo. Possui graduação em Letras Polonês pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, Ensino e Aprendizagem de Língua Polonesa como Língua Estrangeira

Taís Machado Soares

Membro

Graduanda no bacharelado em Letras Polonês na UFPR. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Edital 2024.

---

As informações contidas neste site e em todas as suas páginas são para fins educativos, de pesquisa e de informações gerais.
---

Contato

Deixe uma mensagem para nossa equipe.